As ferramentas para criar sites são um divisor de águas para pessoas que precisam ter um espaço na internet, mas não possuem capital para dar esse primeiro passo. Afinal, ao utilizá-las, você não precisa contratar um profissional para a tarefa e muito menos ter experiência em codificação para que seu ambiente online saia perfeito.
Construir um blog pessoal ou uma startup na web nunca foi tão fácil, pois ao não precisar contratar um profissional para isso, o processo de desenvolver um site com a sua cara se torna muito mais rápido e barato. O grande diferencial é saber como escolher a plataforma certa para você.
O que procurar nas melhores ferramentas para criar sites?
Certamente, o primeiro passo é analisar se o site possui modelos funcionais, bonitos e modernos. Isso porque, a menos que seu negócio precise remeter à década de 80, você não vai querer um espaço na web que traga a sensação de ser algo ultrapassado. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica.
Outros pontos a serem considerados são: facilidade de uso da ferramenta, pois de nada adianta ela oferecer um layout bonito, mas que você não saiba como usar os recursos, e atualizações baratas, para que você possa fazê-las sem se preocupar com os gastos. Nesse sentido, separamos quatro ferramentas que irão te ajudar nesse processo.
Leia também: Melhores provedores de hospedagem de sites.
1. Wix
Imagem: wix.com
Claro que não tem como falar de ferramentas para criar sites sem mencionar o Wix, que é líder nesse setor. E não foi à toa que ele conseguiu se destacar, não. A plataforma já possui mais de 500 templates feitos por designers experientes. Certamente algum irá se adequar ao seu negócio.
O Wix é um dos construtores mais fáceis de usar, com recursos de “arraste e solte”. Assim, para que você possa personalizar seu site, mesmo que nunca tenha feito um antes. Por ser uma ferramenta de criação completa, o Wix disponibiliza até um domínio personalizado que você pode usar para dar um toque mais especial ao seu negócio.
Também merece destaque o fato de o construtor possuir uma biblioteca de aplicativos. Através dela, é possível integrar seu site a serviços de terceiros. Além disso, ele possibilita que você faça uma versão mobile do seu site. Como resultado, você não cria barreiras de acesso para pessoas que não possuem um computador.
2. Shopify
Imagem: shopify.com
O Shopify é um grande nome no setor varejista, pois ajuda pequenos empreendedores a se destacarem. Mas você sabia que com ele é possível criar sites? Isso mesmo, a plataforma disponibiliza esse recurso para que, em poucos minutos, você tenha um local na web bonito seguro.
Um grande diferencial do Shopify é que ele possui mais de 8.000 aplicativos para tornar a sua loja virtual única. A plataforma também disponibiliza canais de vendas com recursos que simplificam a entrada de dinheiro no seu bolso. É válido destacar que o site permite que você teste seus serviços de construção por três dias.
Durante o período de testes, você pode usar fotos da biblioteca e um tema gratuito como modelo para o seu site. Inclusive, o Shopify lhe dará um subdomínio grátis. Como resultado, poderá ver como seu site ficaria no ar antes mesmo de lançá-lo e se comprometer a investir em hospedagem e um nome de domínio.
3. Squarespace
Imagem: squarespace.com
O Squarespace oferece templates premiados e paletas de cores incríveis que conferem um aspecto muito moderno a qualquer site desenvolvido na plataforma. Além disso, ele é uma excelente opção para varejistas online, pois disponibiliza ferramentas para a configuração de lojas e agendamentos de serviços.
A plataforma também é uma boa escolha para quem busca criar uma comunidade na internet. Isso porque o Squarespace permite que sites com aulas, workshops e podcasts sejam criados. Para destacar ainda mais o quão completa é essa ferramenta, ela permite que você configure campanhas de marketing para o seu site.
Ao optar pelo Squarespace, você pode ver exemplos de sites que foram criados por outras pessoas para se inspirar e tornar o processo mais fácil. Se decidir escolher o plano anual, contará com o bônus de ganhar um domínio personalizado para os primeiros 12 meses de uso do construtor.
4. WordPress
Imagem: wordPress.com
Por fim, o WordPress encerra a nossa lista das melhores ferramentas para criar sites. Ele é um projeto de código aberto onde você pode desfrutar de excelentes designs para ter a liberdade de construir o que quiser, desde um blog pessoal até um grande portal de notícias. Tudo isso de forma fácil e acessível.
Por ser uma ferramenta muito popular, você não terá dificuldades em encontrar uma hospedagem para o seu site criado no WordPress. A plataforma também possui parcerias com duas empresas de hospedagem. Dessa forma, você mantém o seu espaço online seguro, ganhando um desconto.
Além disso, com o WordPress, você consegue analisar se o seu site está apresentando um bom desempenho e ainda mantê-lo seguro. Para tornar o seu site ainda mais poderoso, a ferramenta disponibiliza mais de 55.000 plugins. Para te ajudar a deixar o seu site bem nos mecanismos de busca, a plataforma disponibiliza recursos de SEO.
A importância das ferramentas de criação de sites
Com plataformas que permitem o desenvolvimento de sites fica mais fácil para você tirar sua ideia da cabeça e colocar em prática para todos verem. Elas também permitem que você estabeleça sua presença online, mesmo sem conhecimento técnico para isso.
Do Wix ao WordPress, as plataformas que mencionamos no texto oferecem recursos para que seu site se destaque da concorrência e que você tenha até um comércio eletrônico com recursos personalizados e que representam a cara de seu negócio.