Comprar itens na internet é algo muito comum em nosso dia a dia, pois estamos constantemente com nosso smartphone em mãos. Por isso, saber como fazer compras pelo celular de forma segura é importante. Afinal, nada é mais frustrante do que perder seu dinheiro em um golpe.
As demandas por compras online dispararam, levando os varejistas a investirem ainda mais em tecnologia para seus aplicativos e sites. Além disso, eles começaram a disponibilizar uma vitrine virtual com mais produtos, proporcionando a você mais chances de encontrar aquilo que precisa. No entanto, mesmo com toda essa evolução, surge a dúvida:
É seguro comprar pelo celular?
A resposta é: depende. Varejistas honestos levam a segurança de seus clientes a sério, sempre buscando entregar os produtos e proteger os dados sensíveis dos mesmos. No entanto, é sabido que existem muitos golpes por aí. Certamente, você já ouviu histórias de pessoas que fizeram uma compra e receberam uma caixa cheia de tijolos.
Além disso, em alguns casos, apps e sites são hackeados e podem vazar seus dados. Inclusive, algumas pessoas mal intencionadas podem abrir uma loja online fictícia apenas com o intuito de roubar suas informações, como dados bancários ou do seu cartão de crédito, por exemplo.
Sabendo de tudo isso, decidimos apresentar seis dicas de como fazer compras pelo celular de forma segura.
Leia também: Caça-Descontos: Os 5 melhores apps para comparar preços
Dica 1: Proteja seu smartphone
O primeiro passo que você precisa tomar para fazer compras de forma segura pelo celular é proteger seu aparelho. Por isso, sempre utilize uma senha forte nele e, se possível, ative o recurso de biometria. Assim, poderá evitar que invasores tenham acesso a informações sigilosas armazenadas em seu aparelho.
Além disso, não se esqueça de manter o software do seu celular atualizado. Dessa forma, evita-se que ele fique vulnerável a hackers. Se por acaso você for baixar um aplicativo de alguma loja virtual que esteja comprometido, será alertado para não realizar o download.
Dica 2: Use o cartão de crédito
Sempre que possível, evite usar o cartão de débito em suas compras online. Isso porque eles não costumam ter políticas robustas de proteção contra fraudes como os cartões de crédito. Para exemplificar, em caso de uso não autorizado do cartão de crédito, os titulares geralmente têm mais facilidade para contestar cobranças, não se tornando responsáveis por arcar com os valores.
Outro ponto que também merece destaque em relação aos cartões de crédito é que as emissoras costumam fornecer a eles serviços de geração de números de cartão únicos. Esses números podem ser usados para transações individuais. Como resultado, há uma redução no risco de exposição de dados sensíveis.
Dica 3: Baixe os apps das lojas oficiais
Outra dica importante para realizar compras seguras pelo celular é sempre baixar os aplicativos de lojas oficiais. Isso porque eles passam por verificações de segurança regulares para garantir que não há problemas de vulnerabilidades. Além disso, esses aplicativos costumam ser mais estáveis, já que são atualizados pelo próprio fornecedor.
Ao baixar o aplicativo oficial da loja na qual você pretende realizar suas compras, você também garante receber exatamente aquilo que comprou. Lembra da história da caixa cheia de tijolos? Certamente você não quer ser a pessoa a contá-la. Além disso, há vantagens ao baixar o app oficial, como acesso a suporte e notificações verdadeiras sobre promoções oferecidas pelo varejista.
Dica 4: Evite usar Wi-Fi público
Certamente, você não precisa sempre fazer suas compras online em casa. No entanto, ao realizar compras na rua, é necessário tomar alguns cuidados. O mais importante é evitar o uso de Wi-Fi público. Imagine que está curtindo a vista da sua loja preferida tomando um café no Starbucks e decide fazer uma compra? Use seus dados móveis.
As redes Wi-Fi públicas são vulneráveis a ataques cibernéticos, permitindo que hackers interceptem todos os tipos de dados pessoais, como seu histórico de navegação, acesso ao seu e-mail e senhas. Outro risco ao utilizar uma rede que não é sua é revelar os dados do seu cartão de crédito e seu nome.
Dica 5: Compre em varejistas confiáveis
Evite fazer suas compras em lojas online desconhecidas ou com baixa reputação. Isso pode resultar na perda do seu dinheiro e até mesmo no roubo de seus dados. Sendo assim, se encontrou um produto que gostaria de comprar, faça sua pesquisa de preços em lojas que já possuem tempo de mercado e com boas avaliações.
Alguns sinais de que o site que você escolheu para comprar pode não ser confiável são: muitos erros gramaticais, pouca ou nenhuma presença nas redes sociais e, um dos pontos mais importantes, não é transparente com o processo de envio. Se a loja virtual apresentar esses pontos negativos, considere comprar em outro local, mesmo que o preço não seja tão atrativo.
Dica 6: Desconfie de preços muito baixos
Em nossa última dica sobre como fazer compras seguras pelo celular, sempre mantenha um senso crítico na hora de adquirir produtos. Varejistas costumam fazer promoções para atrair novos clientes ou mesmo para esgotar o estoque de determinado produto. No entanto, oferecer descontos não significa dar algo de graça. Portanto, tenha em mente que, se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é.
Quando realizamos compras online, não podemos examinar fisicamente um produto. Portanto, pessoas mal-intencionadas podem enviar itens falsificados, por exemplo. E não se engane, fraudadores costumam investir muito para fazer a loja parecer “confiável”. No final, o lucro que obtêm com esses golpes compensa. Portanto, é importante manter-se desconfiado.
Compre com seguranca
Fazer compras pelo celular de forma segura é uma prioridade para quem não deseja cair em golpes na internet. Nesse sentido, implementar práticas de segurança, como a proteção do smartphone, a escolha de fontes confiáveis para realizar compras e a desconfiança de ofertas muito vantajosas, são passos importantes.
Busque seguir as dicas que passamos nesse conteúdo para conseguir eliminar os riscos e desfrutar de compras online de forma mais segura.