Anúncios
A energia renovável está aqui para nos ajudar a ter um tratamento melhor com o meio ambiente e o grande destaque dessa área é a energia solar. No entanto, quem está iniciando nesse tema, pode não saber que existem diversas formas de captar eficiência energética além dos painéis solares em telhados.
Anúncios
Diversas tecnologias que parecem ficção científica estão sendo desenvolvidas nessa área, deixando os laboratórios para se encaixarem no nosso dia a dia. E se você quiser saber mais sobre esse setor que não para de crescer e ficar por dentro de uma das formas de energia limpa mais usadas no mundo, está no artigo certo.
Leia também: Como Tornar Nossas Plantas Mais Verdes
Anúncios
Por que a energia solar é tão importante?
A energia solar é incrível porque não acaba nunca. Ela aproveita a luz do sol para fazer eletricidade, e o legal é que não solta gases ruins nem polui o ar. Ou seja, ajuda a reduzir a pegada de carbono.
Outro ponto que vale a pena destacar é que a energia solar é um sistema mais inclusivo. Isso porque ela descentraliza a produção de energia, fazendo com que áreas mais remotas não fiquem sem eletricidade, pois não precisam mais depender de usinas de energia.
Também precisamos evidenciar o bônus econômico. De fato, o investimento inicial na instalação de painéis solares é algo caro. No entanto, esse é um investimento que se paga com o tempo. Afinal, os custos operacionais e de manutenção são baixos, além de a durabilidade desses sistemas ultrapassarem décadas.
Agora que já falamos de algumas vantagens desse tipo de energia, vamos te apresentar 6 aplicações da energia solar que parecem até ficção científica.
Tinta solar
A tinta solar é um tipo de novidade na área de energia renovável. Ela é capaz de fazer quase qualquer coisa virar um painel solar. Mas como isso é possível? Essa tinta tem umas partículas que sabem conduzir eletricidade, então elas absorvem a luz solar e transformam em energia elétrica.
A ideia por trás da tinta solar é parecida com a dos painéis solares normais. Sendo assim, ela suga a luz do sol e a transforma em eletricidade. Só que, ao invés de ficar presa em um painel duro, ela pode ser passada em vários lugares, como paredes ou fachadas de prédios.
Pavimentos solares
Os pavimentos solares são uma ideia bem inovadora e ambiciosa para gerar energia solar. Eles são simples, mas ao mesmo tempo revolucionários. Isso porque conseguem transformar ruas, calçadas, estacionamentos e outros lugares pavimentados em geradores de energia solar.
Para conseguir esse feito, usam uns blocos de pavimentação especiais feitos de um material duro que aguenta o tráfego e o tempo. Além de gerar energia, algumas propostas de pavimentos solares também pensam como aquecer a superfície do chão para derreter a neve e o gelo, ou colocar luzes LED para sinalizar e demarcar as linhas da estrada.
Vidros solares
Os vidros solares, também chamados de vidros fotovoltaicos, misturam a praticidade dos painéis solares normais com a beleza e a utilidade dos vidros de janela. Dessa forma, dá pra gerar energia limpa sem estragar o visual dos prédios. Basicamente, esses vidros solares são como painéis de vidro que têm células fotovoltaicas integradas.
Essas células são geralmente bem finas e algumas até meio transparentes. Ou seja, deixam passar parte da luz para iluminar os lugares por dentro. O legal dos vidros solares é que são super versáteis. Sendo assim, dá pra usar em várias coisas, desde janelas de casa e escritório até nas frentes de prédios.
Tecidos solares
Os tecidos solares são uma novidade interessante no mundo da energia solar. Basicamente, são tecidos que têm células solares finas e maleáveis, capazes de gerar eletricidade com a luz do sol. Nesse sentido, eles podem ser usados em roupas, barracas, mochilas e bonés. No entanto, é válido destacar que existem jeitos diferentes de criar esses tecidos solares.
Alguns usam células solares normais, que são pequenas e flexíveis o bastante para serem incorporadas no tecido. Outros estão experimentando fibras fotovoltaicas que podem ser aplicadas diretamente no pano. O potencial desses tecidos solares é enorme. Só para se ter uma ideia, será possível usá-los para carregar seus aparelhos pessoais, como celulares e relógios inteligentes, direto pela sua roupa.
Fazendas solares espaciais
A ideia das fazendas solares espaciais é basicamente montar um monte de painéis solares no espaço, onde a luz do sol é muito mais intensa do que aqui na Terra. Além disso, lá ela não é atrapalhada por noites, nuvens ou estações do ano. A energia solar que esses painéis capturam seria mandada de volta para Terra, onde seria usada para abastecer a rede elétrica.
A maneira mais falada sobre enviar essa energia do espaço para a Terra, é usando microondas ou lasers. Os painéis solares no espaço transformariam a luz solar em eletricidade, que seria convertida e enviada para uma estação receptora na Terra. Lá, as microondas ou lasers seriam convertidos de volta em eletricidade, que seria inserida na nossa rede elétrica.
Desalinização solar
A desalinização solar é um jeito de usar a energia do sol para tirar o sal e outros minerais da água do mar, deixando ela própria pra irrigação e consumo humano. Certamente, essa tecnologia pode ajudar pessoas que moram em lugares secos ou em ilhas onde não tem muita água doce, mas o sol é forte.
Tem vários jeitos de fazer a desalinização solar, mas um dos mais comuns é a destilação solar. Nesse processo, a água do mar é colocada num recipiente e o sol esquenta ela. A água evapora e deixa os sais e minerais pra trás. O vapor d’água aí volta a virar líquido quando encosta numa superfície fria.
Gostou de conhecer mais sobre o universo da energia solar?
As inovações no campo da energia solar estão transformando a maneira como geramos eletricidade. Além disso, elas são um diferencial para que possamos ter uma integração melhor com práticas sustentáveis, pensando no futuro de nosso planeta.