Dicas para ter um jardim de temperos sempre frescos

Aprenda como ter um jardim de temperos para a cozinha com facilidade e use ervas fresquinhas na comida

Anúncios

Se você é um amante da culinária, provavelmente já pensou em ter um jardim de temperos para realçar o sabor dos seus pratos de forma mais natural e fresquinha. Essa é uma ótima ideia para ter acesso a uma quantidade grande de ervas frescas para cada tipo de prato.

As ervas e temperos servem até mesmo para outros fins além do uso em refeições, já que muitas são usadas para produção de chás e possuem qualidade anti-inflamatória. Elas também podem aromatizar o ambiente ou complementar o tratamento de alguma doença, por exemplo.

Anúncios

Por que cuidar de um jardim de temperos dentro de casa?

Ervas e temperos são plantas conhecidas desde o início da humanidade por serem medicinais e terem diversos usos, além de deixarem a comida mais saborosa. Cada planta num jardim de ervas tem sua função própria, e é possível testar diferentes misturas na comida e até em diferentes usos, como, por exemplo, em chás, infusões e pomadas caseiras.

Você só precisa de um pequeno espaço, que pode ser até mesmo numa área, sacada ou floreira para criar um jardim de temperos para interiores. Nesse artigo vamos mostrar dicas de como manter esse espaço, assim como quais são as ervas mais comuns para cultivo e como conservá-las.

Anúncios

1. Escolha o local

Ervas e temperos precisam normalmente de bastante sol e solo drenado, então é importante escolher um local que pegue ao menos 6 horas de sol ao dia. Se mora em casa, pode ser um canto do jardim. Se morar em apartamento, um local na varanda ou vaso próximo à janela é indicado.

2. Escolhendo as ervas e temperos que deseja

Algumas plantas são mais fáceis de cultivar do que outras, então o melhor é começar por aquelas que sejam mais resistentes se não tiver experiência com plantio. Algumas das opções são manjericão, salsa, alecrim, cebolinha, tomilho e hortelã, por exemplo. Essas plantas são fáceis de cuidar e deixarão um aroma incrível no ambiente, então escolha as que mais gosta e comece com elas.

jardim de temperos manjericãoImagem: Pexels

3. Hora de plantar

Após escolher as ervas que quer para seu jardim de temperos frescos, prepare-se para botar a mão na massa. Compre terra própria para plantio e adicione composto orgânico ou adubo pré-fabricado para enriquecê-la.

Assim que preparar o solo no local escolhido, plante as ervas. É preciso verificar as instruções de plantio de cada uma, pois algumas precisam de mais espaço que outras, assim como nutrientes específicos, como nitrogênio e boro. Elas podem ser plantadas direto no solo ou em vasos, somente dependendo do espaço necessário para suas raízes.

4. Não esqueça de regar suas plantas

Os cuidados regulares são o mais importante em como manter um jardim de temperos saudável. Certifique-se que o solo de suas plantas esteja sempre úmido, porém nunca encharcado. Tenha cuidado para não molhar demais as folhas, pois isso pode levar a doenças. Também é importante sempre remover as ervas daninhas que surgirão ao redor, para que elas não compitam por nutrientes ou tirem espaço das outras.

5. Podando suas plantinhas

O corte das plantas é importante para que elas se desenvolvam bem e continuem crescendo sem ocupar muito espaço. Corte sempre o ramo em sua base para que a planta continue a crescer saudável. Cortar as plantas regularmente faz com que elas fiquem mais compactas e você evitará que elas floresçam cedo demais, já que isso impacta em seu sabor.

Também é necessário cortar as folhas e galhos mortos. Com uma tesoura afiada, corte sempre acima dos mesmos para que novos brotos saudáveis nasçam em seu lugar.

6. Cuide bem do seu jardim

Como esse tipo de planta cresce rápido e precisa de muitos nutrientes para o desenvolvimento, utilize um fertilizante orgânico a cada duas semanas. Elas também são grandes alvos de pragas, como pulgões, lesmas e ácaros.

Por isso, um passo muito importante em como cuidar de um jardim de ervas e temperos é a constante verificação de sinais de infestação. Caso isso ocorra, utilize produtos naturais para eliminar as pragas, já que pesticidas químicos podem afetar o sabor das plantas.

7. Colhendo no momento certo

Quando suas ervas estiverem prontas para a colheita é importante seguir algumas dicas. Colha sempre temperos e ervas no início da manhã, antes que esteja quente demais. Nesse momento as folhas possuem muito mais aroma e sabor.

As folhas devem ser cortadas acima do segundo nó, sendo o melhor lugar para incentivar o nascimento de novos brotos. Se planeja usar as flores das ervas, colha antes que elas se abram totalmente.

8. Como preservar temperos de jardim

Após a colheita, as ervas devem ser secas para armazenamento. É necessário pendurá-las de cabeça para baixo até que estejam completamente secas, em um local que seja fresco e ventilado. Retire as folhas das hastes e armazene num recipiente hermético para conservar o sabor e aroma.

como preservar jardim de temperosImagem: Unsplash

Se não for usar na hora, precisa saber como guardar ervas frescas para que durem mais. Para isso, o principal é guardá-las num pote hermético e inserir, no fundo, uma folha de papel toalha úmido, pois isso irá ajudar a manter a umidade ideal. Coloque na geladeira na parte mais baixa para que elas não queimem ou congelem. Utilize-as o mais cedo possível para um melhor aproveitamento.

Leia também: Chás para alívio de desconforto gastrointestinal

Entendeu os principais passos de como cultivar um jardim de temperos urbano?

Um jardim de temperos e ervas aromáticas nada mais é que um espaço para o cultivo dessas plantas com fins culinários e medicinais. Além de uma tarefa relaxante e gratificante, o resultado é muito benéfico para saciar o nosso apetite por uma comida mais temperada.

Junto a tudo isso ainda é uma forma de economizar dinheiro no supermercado e se conectar com a natureza através das plantas e do solo. Por fim podemos dizer que também é uma maneira mais natural e ecologicamente correta de se alimentar.

Foto do autor

Sophia Silva

Sophia Silva é uma redatora que escreve há mais de 5 anos a respeito de tecnologia. Atualmente, tende a focar em tecnologias de ponta e atualidades, tanto nas áreas de software quanto de hardware.

Deixe um comentário

WordPress Cookie Plugin by Real Cookie Banner