Automação residencial: como funciona e quais são as vantagens

Deixe sua casa mais futurista e inteligente com os recursos de automação residencial!

Anúncios

Se você está buscando entender mais sobre o universo da automação residencial, é porque já percebeu que estamos vivendo na era de ouro do desenvolvimento tecnológico. Assim como os smartphones, o conceito de casa inteligente evoluiu nos últimos anos. 

Residências automatizadas permitem que você controle a iluminação, a temperatura, as fechaduras das portas e até as cortinas das janelas. No início da automação, tudo isso era considerado apenas um luxo para os mais ricos. No entanto, esse conceito está se tornando cada vez mais acessível. Então, se você quer saber como tornar sua casa mais moderna e quais são as vantagens da automatização, está no lugar certo.

Anúncios

Leia também: Deixe sua casa inteligente com esses aplicativos para smart home

O que é automação residencial?

Essa tecnologia se refere a um conjunto de objetos que podem ser conectados a uma rede e controlados remotamente. Lâmpadas, cortinas, tomadas e fechaduras de sua casa podem ser conectadas a um hub central, e você consegue controlá-los diretamente da tela do seu celular.

Anúncios

Com isso, você pode controlar todas as funções de sua casa ou configurar alguns comandos úteis para sua rotina. Se precisa que as luzes se acendam ao pôr do sol ou que todos os dias, às 19h, o termostato do seu quarto aumente a temperatura, basta usar o sistema com seus aparelhos inteligentes para isso.

Vantagens da automação residencial

  • Conforto: sem dúvida, uma das principais vantagens de ter uma automação residencial é o conforto. Afinal, ao estar relaxado em sua cama, não é mais necessário levantar para apagar as luzes e muito menos conferir se trancou a porta de casa. Tudo isso pode ser feito através da tela do seu celular, por comando de voz ou por programação de rotinas.
  • Segurança: residências automatizadas costumam ter câmeras de segurança, fechaduras automáticas para a porta e sensores de movimento. Assim, são capazes de identificar intrusos, acionar automaticamente a policia ou os bombeiros e ainda permitem que seus donos possam monitorar a casa, mesmo a distância.
  • Economia de energia: ao automatizar sua casa, você sentirá uma diferença em sua conta de luz. Isso porque com horários pré-definidos para lâmpadas acenderem e apagarem e com tomadas inteligentes que desligam determinados aparelhos quando não estiverem sendo usados, você consegue reduzir seu consumo de energia e ainda ajudar o meio ambiente. 
  • Conveniência: claro que não podemos deixar de citar o quão conveniente é ter uma casa inteligente. Estamos cada vez mais atarefados, e essa tecnologia pode nos auxiliar através de tarefas domésticas que podem ser automatizadas ou realizadas com um simples toque no botão.

5 recursos avançados do Android para automação residencial

Veja agora cinco recursos que você pode usar para elevar o nível da sua casa inteligente através do seu smartphone.

Google Assistente

O Google Assistente é uma peça fundamental na automação residencial. Afinal, ele permite que você consiga controlar uma variedade de dispositivos através de comandos de voz. Além disso, sua integração é simples e eficaz. Ou seja, você não terá dificuldades em controlar luzes, termostatos e eletrodomésticos inteligentes.

Rotinas

Diretamente do seu aparelho, você poderá baixar um aplicativo, como o Google Home, para automatizar rotinas para que seus aparelhos inteligentes possam cumpri-las. Nesse sentido, é possível criar sequências de comandos que acionam ações em vários dispositivos com um único comando de voz ou ação pré-programada. Por exemplo, ao dizer “Boa noite” todas as luzes podem ser apagadas. 

Widgets

Os widgets do Android são uma ferramenta valiosa para que você tenha acesso rápido a controles de automação residencial diretamente da tela inicial do seu smartphone. Com eles, é possível ter atalhos para ligar ou desligar dispositivos específicos, te proporcionando controle instantâneo e remoto.

Geofencing

O geofencing é uma tecnologia que utiliza localização geográfica para acionar dispositivos automatizados quando um aparelho Android entra ou sai de uma área específica. Por exemplo, ao chegar no trabalho, o geofencing pode ativar o sistema de segurança, apagar as luzes e ligar o alarme. 

Applets IFTTT

Por fim, temos os applets IFTTT. Essa tecnologia permite criar conexões entre diferentes dispositivos e aplicativos para automatizar ações. Com a plataforma IFTTT, você pode criar applets personalizados para integrar seu aparelho Android com outros dispositivos inteligentes e serviços online. Por exemplo, é possível configurar um applet para ligar as luzes quando a câmera detecta movimento.

Desfrute das vantagens de ter uma casa inteligente

A automação domiciliar simboliza um progresso na maneira como interagimos e gerenciamos nossas residências, sendo uma solução para a era digital que vivemos. Além disso, sua crescente acessibilidade está revolucionando o modo como usufruímos de nossos lares e não é para menos. 

A tecnologia proporciona eficácia energética, segurança e comodidade, permitindo o gerenciamento da iluminação e de sistemas de proteção. Graças à capacidade de controlar e programar uma variedade de dispositivos domésticos à distância, as casas automatizadas elevam o nível de conforto. Seguindo as orientações fornecidas aqui, você poderá aproveitar ao máximo todos esses benefícios.

Foto do autor

Pedro Bala

Sou um redator sênior com quase 30 anos de experiência em departamentos de jornalismo de rádios, estúdios de produção publicitária, portais de notícias e blogs variados. Atualmente, sou diretor de conteúdo na Job Holding, CEO do portal Bolha Crypto e roteirista na Invicto Solar.

Deixe um comentário

WordPress Cookie Plugin by Real Cookie Banner