Passo a passo para configurar uma rede Wi-Fi doméstica

Siga estes passos simples e configure sua rede Wi-Fi doméstica em instantes!

Anúncios

Todo mundo usa Wi-Fi, mas você já se perguntou o que é essa tecnologia? A rede Wi-Fi doméstica é uma rede de computadores que usa ondas de rádio para conectar dispositivos dentro de uma casa. Seu processo de uso é muito simples. Afinal, tudo o que você precisa configurar uma rede Wi-Fi, é de um roteador Wi-Fi que compartilhará internet com seu smartphone, notebook ou qualquer outro aparelho que tenha em casa. Já para conseguir conectar seu dispositivo, basta saber o nome e a senha da rede. 

Mas como configurar uma rede Wi-Fi doméstica?

Em primeiro lugar, você vai precisar de três itens:

Anúncios

  • Um roteador Wi-Fi
  • Um cabo Ethernet
  • Um computador ou dispositivo móvel com acesso à Internet

Com esses dispositivos, precisará seguir alguns passos simples.

Passo 1: Conecte o roteador ao modem

Anúncios

O roteador Wi-Fi deve ser conectado ao modem para acessar a Internet. Conecte um cabo Ethernet do modem à porta WAN do roteador. 

Passo 2: Ligue o roteador

Ligue o roteador pressionando o botão liga/desliga. 

Passo 3: Abra o navegador

Abra um navegador da web em seu computador ou dispositivo móvel.

Passo 4: Digite o endereço IP do roteador

O endereço IP do roteador é geralmente impresso na etiqueta do roteador. Digite o endereço IP no navegador para acessar a página de configuração do roteador.

Passo 5: Crie um nome de rede (SSID)

O SSID é o nome da sua rede Wi-Fi. Escolha um nome que seja fácil de lembrar e que não seja facilmente adivinhado por hackers.

Passo 6: Crie uma senha forte

Aqui, você deve prestar muita atenção. Afinal, a senha da sua rede é o que protege seus dados de acesso não autorizado. Sendo assim, crie uma senha forte que contenha pelo menos 12 caracteres. Se puder, faça com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.

Passo 7: Selecione o tipo de criptografia

A criptografia é o que protege os dados transmitidos pela sua rede Wi-Fi. Selecione o tipo mais seguro, como WPA2 ou WPA3.

Passo 8: Salve as alterações

Clique em salvar ou aplicar para salvar as alterações que você fez.

Passo 9: Conecte seus dispositivos à rede Wi-Fi

Logo após as alterações serem salvas, você poderá conectar seus dispositivos ao Wi-Fi. Para isso, selecione a rede do seu roteador que aparecerá na lista de redes disponíveis. Depois, coloque a senha que você criou e pronto. 

Leia também: Aplicativos sensacionais para descobrir senhas de Wi-Fi

Por que adicionar uma rede Wi-Fi em casa?

Imagem: Pexels

Em primeiro lugar porque ela permite que você tenha acesso à internet de qualquer lugar de sua casa, sem a necessidade daqueles fios que acabam com a estética de seu lar.

Seu bolso também vai te agradecer se você adicionar Wi-Fi em casa. Afinal, além de não precisar ficar gastando com fios, você não precisa colocar crédito a toda hora no chip de seu smartphone. Dessa forma, não precisará se preocupar com o consumo de dados móveis quando for assistir vídeos no YouTube ou baixar arquivos mais pesados. 

Outro ponto positivo é que pode compartilhar a senha com pessoas de confiança para que suas visitas tenham acesso à internet sempre que necessário. E se quiser adicionar dispositivos inteligentes em seu lar, a rede Wi-Fi será uma peça muito importante para que eles possam funcionar perfeitamente. 

Aqui estão alguns exemplos de como você pode aproveitar as vantagens de ter uma boa conexão à internet em casa:

  • Você pode assistir a filmes e programas de TV em streaming de qualquer dispositivo e lugar de sua casa.
  • Você pode trabalhar em casa, mesmo se estiver no escritório ou na sala de estar.
  • Você pode compartilhar fotos e vídeos com sua família e amigos, sem precisar de pen drives ou cabos.

Dicas de segurança para redes Wi-Fi domésticas

Já comentamos, mas vale ressaltar, que para que sua rede esteja segura, você precisará de uma senha forte para ela. Nada de colocar sequências numéricas, datas de aniversário ou o nome de seu animal de estimação. Isso pode facilitar que hackers tenham acesso ao seu WiFi e, consequentemente, aos aparelhos conectados a ele. 

Além disso, é importante que você atualize o firmware do seu roteador. Você sabia que os fabricantes desses aparelhos lançam atualizações de firmware regularmente? Isso mesmo Elas são feitas para corrigir vulnerabilidades de segurança. Por isso, é importante você instalar esses upgrades assim que estiverem disponíveis. Dessa forma, será capaz de proteger sua rede contra as ameaças mais recentes.

Não esqueça de desativar o WPS. Esse recurso permite que dispositivos se conectem à sua rede Wi-Fi com um toque. No entanto, o WPS também pode ser usado por hackers para acessar sua rede. É melhor desativá-lo se você não o estiver usando. Por fim, escolha um local seguro para colocar seu roteador. Assim, impedirá que alguém o roube. 

Desfrute de uma boa conexão à internet

Como você viu, configurar uma rede Wi-Fi em casa é bem tranquilo. Mas olha, é bom seguir os passos certos para garantir que tudo funcione direito. Assim, você vai poder aproveitar ao máximo sua conexão Wi-Fi para curtir uns filmes, jogar online e muito mais.

Foto do autor

Pedro Bala

Sou um redator sênior com quase 30 anos de experiência em departamentos de jornalismo de rádios, estúdios de produção publicitária, portais de notícias e blogs variados. Atualmente, sou diretor de conteúdo na Job Holding, CEO do portal Bolha Crypto e roteirista na Invicto Solar.

Deixe um comentário

WordPress Cookie Plugin by Real Cookie Banner