Qual a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada?

Imersão profunda ou camadas sutis? Descubra a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada!

Anúncios

A cada dia surge um novo termo ou uma nova tecnologia que, às vezes, nós já esperávamos e outras vezes nos pegam de surpresa. Muitas dessas tecnologias têm nomes parecidos. Você sabe qual é a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?

Apesar dessas tecnologias terem coisas em comum, elas são bem diferentes na prática, com funções únicas, cada uma se destacando em uma área diferente, mas, em certos momentos se encontram.

Anúncios

Leia também: Melhor óculos para mergulhar na realidade virtual (VR)

Saiba as diferenças entre realidade virtual e realidade aumentada

Em primeiro lugar, a tecnologia de imersão que envolve os usuários está presente nos dois casos. Outros pontos que ambas têm em comum são: o uso de dispositivos específicos, dependência de desenvolvedores especializados e potencial para atingir diversos setores no mundo.

Anúncios

Mas agora que vimos o que é comum nessas tecnologias, chegou a hora de nos aprofundarmos na diferença entre realidade virtual e realidade aumentada. No entanto, antes, você precisa saber a definição de cada uma. 

Realidade Virtual (RV)

A realidade virtual (RV) é basicamente uma experiência digital que cria uma simulação 3D que te joga de cabeça em um ambiente imersivo. Geralmente, isso acontece usando óculos ou capacetes especiais. A ideia é fazer você se sentir como se estivesse de fato lá, sem precisar sair do seu sofá ou da sua cama.

A RV usa gráficos, sons e, em alguns casos bem raros, feedback tátil para criar uma experiência sensorial física completa, com capacidades e probabilidades infinitas que só são possíveis graças a realidade virtual.

Essa tecnologia tem crescido bastante no setor de games com experiências imersivas, No entanto, seus casos de uso vão muito além. Para exemplificar, ela pode ser utilizada em treinamentos seguros, em reuniões e em colaborações virtuais.

Realidade Aumentada (RA)

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que combina elementos do ambiente físico com elementos digitais em tempo real. Mas como isso é possível? A resposta é simples: através de smartphones, óculos ou headsets.

Os usuários dessa tecnologia ganham a capacidade de interagir com o mundo real, com elementos digitais, como gráficos, texto ou objetos 3D. Além disso, a RA já está presente em nosso dia a dia através de jogos e publicidade interativa. 

Um local de aplicação bem legal dela é na medicina, onde pode ser usada para visualizar informações médicas sobrepostas a um paciente.

​​E no setor de jogos? Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?

Na realidade virtual, você jogará em um ambiente imersivo. Ao utilizar um óculos VR, se sentirá dentro do game. Inclusive, dependendo do seu equipamento, poderá ter uma experiência em 360 graus e ainda interagir com outros elementos digitais. Imagine que legal fazer contato com um dragão!

Ao contrário da RV, em jogos de AR, você pode ver personagens virtuais interagindo com o ambiente ao seu redor ou encontrar objetos digitais em locais do mundo real. Pense que está caminhando por uma praça movimentada e, através de seu dispositivo de AR, irá testemunhar personagens virtuais interagindo de forma lúdica com o ambiente ao seu redor. 

Empresas já estão usando RV e RA

Isso mesmo! Grandes empresas têm mostrado interesse nessas tecnologias. Dentre elas, podemos citar Google, Nintendo, PlayStation e até a Meta, controladora do Facebook e Instagram. 

Podemos usar como exemplo de produto de realidade virtual o PlayStation VR, que é um tipo de óculos de cabeça para jogos. Já no lado da realidade aumentada, nós temos o Pokémon GO, desenvolvido pela Nintendo em parceria com a Niantic. Certamente, você se lembra do “surto” de pessoas na rua com seus smartphones procurando por um Pokémon.

Eu posso usar os dois ao mesmo tempo?

Sim! Já existe a realidade mista, que é uma forma de juntar as duas tecnologias de modo mais efetivo e realista. Para isso, ela utiliza fones de ouvido, óculos ou uma tela para trazer objetos virtuais para o mundo real trazendo uma experiência mais interativa.

Jogos que utilizam a realidade mista conseguem fazer com que jogadores interajam uns com os outros, com personagens fictícios e até objetos digitais no mundo real. Um dos apps bem famosos que utiliza essa tecnologia é o Instagram em seus filtros de cabelo e maquiagem.

Mas não é só o entretenimento que tem aproveitado a realidade mista. Para exemplificar, a indústria usa essa tecnologia para criar objetos 3D em um ambiente real para tentar facilitar a vida dos clientes, com teste de cores em paredes e montagem de móveis virtuais.

Mas nem tudo são flores

Você já se perguntou qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada quando se trata de limitações? Bom, a RV traz uma tecnologia que é relativamente cara para a maior parte das pessoas. Afinal, para ser aproveitada ao máximo ela precisa de acessórios complementares.

Já em relação a RA, ela tem sofrido com a má otimização de alguns dispositivos mais populares. Além disso, como ainda está em estágio inicial, essa tecnologia não oferece conteúdo de qualidade para seus usuários, entregando pouquíssimo entretenimento no estado atual.

Qual tecnologia eu devo escolher?

Provavelmente você não terá que escolher. Afinal, tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada, podem coexistir em harmonia.

Fica a seu critério escolher, se você quiser ter uma experiência melhorada no mundo real com a ajuda da tecnologia você vai acabar usando mais a RA. Já se você for fã do mundo digital e quiser ter um imersão completa nele, é melhor focar na RV.

Foto do autor

Pedro Bala

Sou um redator sênior com quase 30 anos de experiência em departamentos de jornalismo de rádios, estúdios de produção publicitária, portais de notícias e blogs variados. Atualmente, sou diretor de conteúdo na Job Holding, CEO do portal Bolha Crypto e roteirista na Invicto Solar.

Deixe um comentário

WordPress Cookie Plugin by Real Cookie Banner