Anúncios
Técnicas de relaxamento e meditação são cada vez mais necessárias no nosso dia a dia para conseguirmos lidar com a rotina de forma saudável. Se você tem uma vida agitada, sente que é difícil manter a agenda e se vê em crescente ansiedade, é necessário desacelerar de vez em quando e ver como diminuir o estresse.
Anúncios
Existem inúmeras técnicas que podem ser realizadas individualmente, em qualquer local. A ioga e a meditação, por exemplo, são muito úteis para acalmar a sua mente e evitar que problemas mais graves surjam. Aqui temos uma lista com várias técnicas de relaxamento e meditação que podem ser boas para você.
Leia também: Reviews de aplicativos de produtividade para trabalhar melhor
Anúncios
Por que devemos relaxar o corpo e a mente?
Segundo a OMS, a depressão será a doença mais comum no mundo em 2030. Como transtornos do tipo estão cada vez mais frequentes, não podemos ignorar a saúde mental. Neste sentido, técnicas de relaxamento e meditação ajudam nossa mente a manter o equilíbrio.
Além disso, evitam transtornos mais graves, como, por exemplo, a Síndrome de Burnout – distúrbio com sintomas de exaustão extrema causado por excesso de trabalho. Regular o estresse também é importante para manter a mente tranquila, já que uma cabeça agitada e sem foco produz muito menos e te leva ao adoecimento.
Ioga
Fonte: App Store
O primeiro item da nossa lista é o yoga, uma das técnicas de relaxamento e meditação mais antigas. Esta é uma prática de posições e exercícios vinculados à respiração. Ela funciona como uma espécie de meditação em movimento. Além de relaxar, melhora o condicionamento físico e a consciência corporal.
O yoga também pode auxiliar na saúde cardíaca ao reduzir a pressão e a frequência cardíaca. Como a atividade não requer muito espaço nem equipamentos específicos, é fácil de fazer em casa. Um ótimo aplicativo para isso é o Yoga – Down Dog, que está disponível para Android e iOS e é bom para praticantes de todos os níveis.
Relaxamento muscular progressivo
Como o próprio nome sugere, essa técnica consiste no relaxamento muscular de forma progressiva, através de breves exercícios de tensão e logo após, relaxamento. A técnica foi criada por Edmund Jacobson, em 1888, baseada em dois aspectos: hipertensão neuromuscular e hipotensão muscular. O exercício pode ser realizado em locais específicos ou no corpo inteiro.
Esse método é dividido em três fases: a primeira, com maior foco na contração, onde você deve contrair e relaxar todos os músculos, começando pela cabeça, e então membros superiores, tórax, abdome e por último, membros inferiores. A segunda fase é repassar mentalmente cada uma das partes do corpo trabalhadas anteriormente e, então, na última fase, trabalhar pensamentos relaxantes e de paz interior.
Meditação
A meditação é uma prática que traz diversos benefícios, como a diminuição do estresse e a melhora da memória e da produtividade. Existem muitos tipos de meditação, como a guiada, a mais indicada para iniciantes. Nela, você segue a música relaxante e a narração calma que te guia a prestar atenção ao seu corpo e mente. Ela pode ser usada com diversos propósitos, como dormir melhor e trabalhar o amor próprio.
Também existe a mindfulness, que, ao contrário da guiada, consiste em você realizar uma tarefa prestando completa atenção no que está fazendo. Como hoje um dos grandes problemas é a desatenção em virtude da aceleração do dia a dia, o mindfulness serve como uma forma de reconhecer a importância de estarmos 100% presentes e melhorar a nossa concentração ao fazer atividades.
Outros tipos de meditação
Além das mencionadas anteriormente, existem inúmeras outras técnicas de relaxamento e meditação mesmo dentro da própria área. Como, por exemplo, a meditação Zazen, que foca no minimalismo para alcançar a tranquilidade. Nela, o ambiente precisa estar em silêncio absoluto, além de utilizar cores neutras e a ausência de objetos.
Na meditação Budista Kadampa, o objetivo é a transmissão dos ensinamentos de Buda, correlacionando-os com a vida moderna. A prática guia seus praticantes a aprender a fazer escolhas, além de transformar os pensamentos negativos. Sua técnica trabalha conceitos como amor, paz, empatia e felicidade.
Na meditação transcendental, o objetivo é transpor a superfície inquieta dos pensamentos e nos levar a um nível mais profundo da mente. Descrita como um “mergulho no oceano”, essa técnica promove a eliminação do estresse e leva o praticante a acessar uma fonte pacífica de energia e criatividade. Porém, a pessoa deve ter uma rotina de meditação contínua.
Respiração Diafragmática
Fonte: App Store
A respiração diafragmática é uma técnica de relaxamento para acalmar a mente e o corpo. Ela consiste em realizar entre 5 e 10 inspirações e expirações abdominais, utilizando o diafragma. A respiração deve ser feita lenta e profundamente, deixando o ar entrar pelo nariz e sair devagarinho pela boca.
Uma música calma pode ajudar no momento, e lembre-se de fazer pausas do trabalho de tempo em tempo para respirar, além de acalmá-lo, o hábito pode até mesmo ajudar na produtividade. Existe bastante material para realizar esta técnica, como o aplicativo Breathwrk: Breathing Exercises, que está disponível para Android e iOS.
E então, conseguiu relaxar um pouco com uma dessas técnicas?
Além dessas técnicas, você pode se beneficiar de vários outros hábitos que ajudam na saúde física e mental. Por exemplo, massagens com óleos essenciais, praticar o contato com a natureza e escutar músicas relaxantes. Também é muito importante a prática de algum exercício físico e possuir algum hobby onde o foco seja o trabalho manual.
Existem muitas outras técnicas de relaxamento que podem nos ajudar, além das listadas acima. Independente de qual você escolha, o importante é manter uma rotina saudável através de hábitos contínuos que tragam calma e ajudem a controlar o estresse.