Anúncios
Você já deve ter se perguntado o que é metaverso. Embora esse não seja um termo novo, ele ficou ainda mais em alta em 2021, quando Mark Zuckerberg falou que iria investir nessa tecnologia. Mesmo que a iniciativa do bilionário não tenha tido tanto sucesso (ainda), diversas empresas estão dando atenção ao metaverso para não ficarem de fora dessa disrupção.
Anúncios
Um grande exemplo disso é a Nike. A empresa estadunidense de calçados e roupas desenvolveu seu metaverso, a Nikeland, dentro do jogo Roblox. Nele, os clientes da marca podem jogar futebol com outros jogadores através de avatares. Países como a Espanha também estão buscando se aproximar mais do universo virtual.
Mas o que é exatamente o metaverso?
De forma simples, o metaverso é uma rede de mundos virtuais. Ele é um espaço coletivo e virtual compartilhado, onde as pessoas podem interagir entre si através de avatares personalizados.
Anúncios
No metaverso, você tem a capacidade de conhecer novos mundos, criar, socializar e realizar atividades diversas. Essa tecnologia vai além dos ambientes virtuais de jogos, sendo muito útil para experiências educacionais e até espaços de entretenimento.
Um fato curioso sobre o metaverso é que o termo possui mais de 30 anos. Em 1992, Neal Stephenson lançou o livro Snow Crash. Foi nessa obra que a expressão foi usada pela primeira vez.
No trabalho do escritor, ele uniu as palavras “meta” (transcendente) e “universo” (universo) na intenção de retratar um mundo onde personagens faziam uso de avatares digitais para entrar no universo online para fugir de sua realidade.
Leia também: Qual a diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada?
Tecnologias que estão impactando o metaverso
Agora que você já sabe o que é o metaverso, está na hora de ficar por dentro das tecnologias que estão ajudando no crescimento dessa indústria. A realidade virtual (RV) é uma delas. A RV cria ambientes totalmente imersivos, permitindo que os usuários interajam e conheçam novos mundos.
Além disso, temos a realidade aumentada (RA), que também está impactando o metaverso. A RA integra elementos virtuais ao ambiente físico, enriquecendo a percepção do usuário. Seja através de aplicativos em smartphones ou óculos AR, essa tecnologia cria sobreposições digitais no mundo real, possibilitando interações mais sofisticadas.
Claro que a inteligência artificial (IA) não poderia faltar. A IA é responsável por criar personagens não jogáveis (NPCs) com comportamentos realistas, possibilitar interações contextuais e personalizar experiências de acordo com o comportamento do usuário.
Quais as vantagens e desvantagens do metaverso?
Benefícios
- Pode ser usado para explorar novas possibilidades educacionais através de simulações;
- Oferece uma experiência mais imersiva e interativa do que os canais online tradicionais;
- É capaz de impulsionar a criação de novos produtos e serviços com experiência imersiva;
- Pode ser usado para promover a inclusão, ajudando pessoas com deficiências a estarem em locais que antes não tinham acesso;
- Oferece uma fuga e um meio de relaxamento, contribuindo para o bem-estar mental das pessoas.
Limitações
- Pode expor os usuários a riscos de privacidade;
- O metaverso pode ser viciante, levando a problemas como isolamento social e dependência.
Curiosidades sobre o metaverso
- Na década de 1990, foi lançada a primeira tentativa de realidade virtual no metaverso com o Virtual Boy.
- Em 2019, o DJ Marshmello realizou um concerto no metaverso, atraindo mais de 100 mil jogadores simultaneamente.
- Já existem lojas importantes, como Nike, Samsung e Adidas, no metaverso.
- Em março de 2022, aconteceu a primeira Metaverse Fashion Week, que reuniu virtualmente mais de 100 mil pessoas.
- No ano de 2021, um investidor pagou US$630,000 para comprar uma casa perto do Snoop Dogg no metaverso.
Onde o metaverso pode ser usado?
O metaverso, que começou como um lugar virtual pra gente interagir e jogar, está ganhando cada vez mais espaço em outros setores. Ele está mudando a forma como se aprende, se cuida, se diverte, trabalha e se relaciona. Um dos locais onde essa tecnologia é usada na prática é na educação.
O metaverso oferece ambientes digitais que vão além da sala de aula tradicional. Os alunos podem conhecer espaços virtuais de qualquer lugar do mundo, participar de simulações interativas e colaborar em projetos através de avatares. Já na área da saúde, o metaverso pode ser usado em terapia virtual e treinamento de profissionais da categoria.
Já na indústria do entretenimento, com o metaverso, você não fica só assistindo passivamente, não. Dá pra interagir com o conteúdo de um jeito bem legal. Por exemplo, ir a shows virtuais, visitar museus 3D e até assistir a filmes interativos.
Metaversos mais populares
O Decentraland é um dos mundos virtuais mais famosos do metaverso. Ele é descentralizado, ou seja, não é controlado por nenhuma empresa ou governo. Nele, você poderá comprar terrenos, construir imóveis e participar de diversas atividades, como jogos, eventos e entretenimento.
Outro nome importante dessa tecnologia é The Sandbox, que também é um mundo virtual descentralizado construído no blockchain Ethereum. Nele, os amantes do metaverso podem criar seus próprios jogos e experiências, além de conseguir monetizar seu trabalho através de NFTs.
O Roblox também é um mundo virtual bem popular. É uma plataforma de jogos online onde você pode criar e compartilhar seus próprios jogos. O Fortnite é outro mundo virtual que permite aos jogadores construir e conhecer mundos virtuais.
Como entrar no metaverso?
Como exemplo, vamos usar o Metaverso do The Sandbox. Em primeiro lugar, você precisa acessar o site oficial da plataforma. Depois disso, clique em “Enter The Metaverse”.
Depois, escolha a forma como deseja se conectar. A maneira mais simples é fazendo uso de seu e-mail.
Em seguida, escolha um nome para seu avatar e uma senha que te dará acesso ao metaverso e clique em “Create Account”.
Pronto! Já poderá desfrutar do mundo virtual do The Sandbox, escolhendo o que deseja fazer nele.
Pronto para acessar o mundo virtual?
Entender o que é o metaverso é muito importante para você não ficar para trás no potencial crescimento dessa tecnologia. Como você viu, ainda em seu início, o metaverso já apresenta uma série de aplicações práticas em diferentes setores. Imagine o que ele não vai proporcionar nos próximos anos.